Gramado deu início na sexta-feira, dia 25, às comemorações de Páscoa pelo Brasil. Na solenidade oficial de abertura, que ocorreu na Rua Coberta, o Coelho Pascoalino e os personagens das fábricas de chocolate deram o clima lúdico nas boas-vindas. Depois, os talentos locais da Orquestra de Violões de Gramado brilharam no palco com um repertório eclético. Com 24 dias de programação gratuita, a Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia continua até 17 de abril.
O primeiro final de semana foi repleto de atrações na Vila de Páscoa da praça das Etnias, onde fica a Casa do Coelho, no Espaço Kids Criamigos da Rua Coberta e no Vita Boulevard, além da programação religiosa do Gramado Aleluia nas igrejas e templos locais. O momento mais aguardado pelo público, no entanto, foi a tradicional Parada de Páscoa. O clima colaborou e a turma do Pascoalino fez bonito pela avenida Borges de Medeiros. Personagens coloridos e divertidos emocionaram crianças e adultos.
OTIMISMO
Depois de dois anos de prejuízos por conta da pandemia, o setor chocolateiro está otimista com o retorno do formato presencial da Páscoa em Gramado e projeta um aumento de 20% na produção em comparação com 2019. O diretor-executivo da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco),João Teixeira, destaca que o evento marca um momento importante de retomada. “É um momento importante por vermos nossas vidas retornando à normalidade. Somos a capital nacional do chocolate artesanal. Produzimos o melhor chocolate do Brasil e, após dois anos de dificuldades, estamos vivenciando um clima positivo”, afirma Teixeira.
Já a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, reforça que toda a programação do evento é gratuita ao público. Conforme a Gramadotur, a estimativa é receber 300 mil visitantes ao longo da festividade. “Temos nossa cidade inteira decorada com cores vibrantes e alegres. Até o dia 17 de abril o que podemos prometer é muita alegria com uma programação linda”, frisa Rosa Helena.
O senador Lasier Martins, que prestigiou a solenidade de abertura, elogia a capacidade de Gramado de promover eventos de sucesso, como Natal Luz, Festival de Cinema e Festa da Colônia. “Gramado é sempre festa. Agora, é hora de fazer festa para o Coelho e para o chocolate. Gramado é um dos três destinos de maior atração turística do Brasil não é por acaso. A festa que mais vai crescer é a Páscoa. Festa é Gramado”, destaca.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, salienta que a decoração e a programação da Páscoa foram preparadas com muito carinho. “Nosso povo está ansioso para estender um abraço a todos os visitantes. Quem conhece Gramado, vai gostar de ter voltado. Quem não conhece, tenho certeza de que vai voltar outras vezes”, afirma Tissot.
A Páscoa em Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. Tem patrocínio master do Laghetto Golden. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Co-patrocínio: Corsan – Governo do Estado do RS – Novas Façanhas no Meio Ambiente e Infraestrutura. Apoio: Criamigos Oficina de Ursos, Dona Nuvem – Invenções Adocicadas, Florybal Chocolates, Senac, Sicredi Pioneira, Stemac Grupos Geradores e Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco).
Foto: Cleiton Thiele/Serra Press