O EVENTO

O EVENTO

Páscoa em Gramado: do surgimento em 2015 a um grande evento que reúne religiosidade e chocolate

Gramado sempre se destacou como uma cidade do chocolate no cenário nacional e internacional. E em 2015 a Prefeitura de Gramado através da Secretaria de Turismo e Gramadotur decidiu criar um evento da cidade que reunisse os fabricantes de chocolate artesanal de Gramado em uma grande atração. Surgia a “Páscoa em Gramado”. No ano seguinte o evento foi tomando forma e a coordenação ficou totalmente com a Gramadotur, Autarquia Municipal responsável pelos eventos públicos de Gramado.

A Prefeitura em conjunto com a comunidade Católica vinha promovendo o Gramado Aleluia, um evento que reúne atrações marcantes da religiosidade, destacando a trajetória de Jesus e aqueles que o cercaram. A criação de um grande evento de Páscoa veio somar a esta data cheia de atrações. Um evento então que reuniu muitas bênçãos e Procissão de Ramos, a Parada de Páscoa, Cantata de Páscoa, intervenções com artistas do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, apresentações da Orquestra de Violões de Gramado, Procissão de Passos e espetáculo Redentor, todo reunido em um período que movimentou Gramado ainda mais.

Surgia para o Brasil inteiro a Páscoa em Gramado.

Em 2019:

Gramado é conhecida até hoje como a cidade do chocolate, e está a todo vapor a espera de aproximadamente 400 mil visitantes durante os 24 dias do evento que inicia dia 29 de março e encerra no dia 21 de abril. A ‘Páscoa em Gramado’ é um evento recheado de atrações. E o chocolate, sem dúvida, é a grande atração.

Um dos destaques da programação deste ano são as Paradas de Páscoa, desfiles que passarão pela Avenida Borges de Medeiros, rua central da cidade. Conforme o diretor do espetáculo, David de Souza, a ideia é destacar a parte divertida da celebração. Já a parte espiritual, intitulada Gramado Aleluia, traz as tradicionais procissões de Ramos e de Passos, em que atores encenam os últimos momentos de Jesus, além de missas na Igreja Matriz São Pedro. Além disso, a Trupe de Páscoa, com direção artística de Fabrício Ghomes, é garantia de muita interatividade e emoção com o público levando resgatando a simbologia da Páscoa.