MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA

Procissão de Ramos encena entrada triunfal de Cristo em Jerusalém

Apesar da chuva das primeiras horas da manhã deste domingo (13),o clima colaborou e a Procissão de Ramos foi realizada normalmente dentro da programação da ChocoPáscoa Gramado – Gramado Aleluia. O cortejo religioso reuniu bom número de fiéis, que caminharam pela avenida Borges de Medeiros, da praça das Etnias, onde está instalada a Vila de Páscoa, até a Igreja Matriz São Pedro. Com elenco de 33 personagens, atores encenaram passagens bíblicas da vida de Jesus Cristo, desde a anunciação a Maria até a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Na procissão, um dos atores que representou Jesus percorreu o trajeto montado no lombo de um jumento – símbolo da humildade.

O rito litúrgico começou com a bênção dos ramos pelo padre Neimar Pies. Além da representação artística, a procissão contou com distribuição de ramos bentos. Após o cortejo religioso, foi celebrada a missa na Paróquia São Pedro, que ficou completamente lotada.  O Domingo de Ramos abre a Semana Santa e é considerado um dos mais importantes na tradição católica.

Além de intensa programação nas igrejas e templos, o Gramado Aleluia conta com outra procissão ao ar livre. Na Sexta-feira Santa (18),a partir das 20h, ocorre na avenida Borges de Medeiros a Procissão dos Passos, que deve reunir um elenco de aproximadamente 400 pessoas entre artistas e comunidade.

O Ministério da Cultura apresenta a ChocoPáscoa Gramado. O evento, que vai até 21 de abril, conta com patrocínio master: Gav Resorts. Copatrocínio: Havan. Participação Especial: Mara Cakes Fair. Apoio: RBT Internet, Vila da Mônica Gramado e Sebrae. Apoio Institucional ACHOCO. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Colaboração: Casa Lúdica Gramado, Sicredi Pioneira, Florybal Chocolates e Fecomércio, SESC SENAC. Agente cultural: Marca Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil, União e Reconstrução.

 

Foto: Cleiton Thiele

Publicado por: